segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Contabilidade e Gestão Empresarial – A Controladoria

Com a globalização da economia se torna necessário o desenvolvimento de novas práticas de gestão com a finalidade de tornar as empresas competitivas no tanto no mercado internacional como nacional mesmo porque as empresas possuem a missão de prover as sociedades com produtos e serviços destinados a satisfazerem as necessidades da humanidade.

Podemos definir empresa como unidade produtora que visa criar riquezas, transacionando em dois mercados, um fornecedor e outro consumidor.

A empresa deve ser vista como um sistema aberto, pois ela interage com a sociedade tanto a influenciando como sendo influenciada pela sociedade.

Os sistemas abertos não podem ser adequadamente compreendidos isoladamente, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento o desenvolvimento desta prática é o que leva aos gestores terem a terem uma visão sistêmica da empresa.

Toda a empresa deve ter uma missão, esta deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa pode oferecer para o bem estar da sociedade.

As empresas são compostas pelos subsistemas elencados a seguir:

• Institucional: missão, crenças e valores.

• Administração: planejamento, controle, gerenciamento, mecanismo de controle.

• Organização: estrutura, autoridade, responsabilidade, adequação da estrutura, adaptação e modificação.

• Produção: modus operandi por área funcional.

• Psico/sócio/político e cultural: cultura e comportamento na empresa.

• Informação: suporte ao planejamento e controle e questionamentos como: qual a informação /como / onde/ como?

Para ajudar a organização a atingir seus objetivos surgiu a controladoria que combina técnicas de gestão empresarial com técnicas de contabilidade e de outros ramos de estudos como psicologia, estatística entre outras. A controladoria é voltada para a eficácia da empresa e tem como missão zelar pela a continuidade da empresa assegurando a otimização do resultado global.

A controladoria é vista como um órgão administrativo que tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, sendo suas responsabilidades e atividades básicas o planejamento, controle, informação, contabilidade e demais funções empresariais.

Cada organização tem o seu modelo de gestão que determina como a empresa atua, enfrentam seus desafios, este modelo também determina uma estrutura organizacional que possibilite uma correta delegação das atividades. Como conseqüência, temos a minimização da incerteza, eficácia dos gestores, determinação dos controles.

O gestor responsável pelo departamento de controladoria tem o nome de Controller e atua como um maestro, sua principal função é gerenciar um eficiente sistema de informação e fazer com que as atividades alcancem resultados superiores se que se trabalhassem independentes. O Controller tem ainda como tarefa manter o executivo principal da companhia informado sobre os rumos que ela deve tomar, aonde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos.

O Processo de Tomada de Decisão é uma seqüência lógica de etapas que expressam como os gestores buscam as soluções para os problemas da empresa e percorre as seguintes fases: definição do problema, obtenção dos fatos, formulação das alternativas e ponderação e decisão.

Em toda empresa temos um Sistema de Informação Contábil- Gerencial que é composto pelos seguintes subsistemas do qual a Controladoria como departamento é responsável.

• Orçamento: O subsistema orçamentário é a resultante final de um processo muito abrangente e participativo da programação operacional, de produção, vendas, custos, despesas e investimentos que envolvem todos os setores da empresa.

• Custos: objetivo do subsistema de custos é apurar os custos unitários dos produtos fabricados pela empresa, e também os custos das atividades envolvidas na produção. O sistema de apuração de custos deve estar preparado para gerar e fornecer informações para um grande leque de necessidades de tomada de decisões. Para cada tipo de decisão há a necessidade de um tipo de custo.

• Contabilidade: o subsistema de contabilidade geral do qual faz parte contabilidade societária e fiscal é o coração da contabilidade legal ou sistema de informação contábil, este subsistema quando bem estruturado facilitará a construção dos demais subsistemas.

O que podemos concluir é que a controladoria tem um papel de extrema importância na gestão da empresa, pois a sua maior missão é estabelecer os modelos de decisão, sistemas de informações e mensuração do que é executado através de uma unidade monetária. Todas essas ações conduzirão os gestores a uma correta decisão e cumprimento dos objetivos e missão da empresa.

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